TEMA: ESTUDO DE GÁLATAS – QUEBRANDO OS MUROS DE SEPARAÇÃO PELA GRAÇA – Gálatas 3.23-29
SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: CHARADA: O que não é de comer, mas dá água na boca? Resposta: Copo.
LOUVOR E ADORAÇÃO: Louvai ao Senhor todos os seus servos! Todo ser que respira
CONFISSÃO DA PALAVRA: Efésios 2.14-16
EDIFICAÇÃO A graça de Deus liberada pelo Espírito Santo nesses dias vem com uma unção de construir pontes. Vamos compartilhar sobre o tema: Quebrando os Muros da Separação Pela Graça! Sabemos que quanto mais legalista for uma pessoa mais muros ela irá construir, mas separações ela vai promover.
Mas quanto mais graciosa for uma pessoa, mais pontes ela irá construir. “Nós não fomos chamados para edificar muros, mas para construir pontes” Por que a graça de Deus tem o poder de quebrar todo muro de separação?
F.T.: Em primeiro lugar…
I – PORQUE A GRAÇA DESMASCARA O ORGULHO DO HOMEM (V.26)
1.1. Observe que o verso 26 afirma que todos nós nos tornamos filhos mediante a fé em Cristo Jesus. Não há outra forma do homem se tornar filho de Deus. Senão pela fé mediante a graça do Senhor. Efésios 2.8,9
1.2. Quando nós entendemos que tudo na nossa vida é fruto da graça de Deus não temos de que nos orgulhar. Porque a graça coloca o orgulho do homem no chão. E o que vem a ser o orgulho?
a) O Orgulho é fruto do ego: O que Deus fez em nós é pura graça.
b) O orgulho é fruto do pensamento de que somos o que somos pelo nosso esforço: O que somos não tem nada a ver conosco, mas com Deus.
c) Orgulho é fruto do pensamento de que os outros não podem acrescentar nada à nossa vida: Mas todos têm algo a nos ensinar.
d) O orgulho valoriza mais o exterior do que o interior: Essa é essência de toda religião. Mas o cristianismo é interior.
• O orgulho levanta uma parede de separação entre o homem e Deus e entre o homem e o seu semelhante.
• A parede de separação entre o homem e Deus foi derrubada e nós fomos feitos amigos de Deus.
Hoje nós temos uma aliança no sangue de Jesus. Fomos enxertados na videira e somos dele! Por isso também devemos andar em unidade com os irmãos.
F.T.: Em segundo lugar…
II – PORQUE EM CRISTO SOMOS FEITOS IRMÃOS: (V.28)
2.1. Porque estamos em Cristo, somos feitos irmãos e irmãs. Por causa disso já não têm importância, aquelas coisas que normalmente nos diferenciam como raça, classe social e sexo.
2.2. Paulo havia sido um fariseu e ele sabia exatamente desse muro de separação que existia por causa das diferenças. Por isso ele declara.
a) Que não existem diferenças raciais ou étnicas em Cristo, “não há judeu nem grego”.
b) Que não há discriminação de classe social também foi abolida em Cristo, “não há nem escravo nem livre”.
c) Que não existe discriminação sexual em Cristo, pois “não há homem nem mulher”.
2.3. Quando dizemos que Cristo aboliu todas as diferenças, não estamos afirmando que elas não existem mais. Elas existem, mas se tornaram irrelevantes. Continuam existindo, mas já não são uma barreira para a comunhão. Sabemos que somos “todos um só” porque estamos “unidos com Cristo Jesus”.
• É muita graça de Deus que sendo pessoas tão diferentes, de formações diferentes, de estruturas familiares diferentes, sejamos parte de uma mesma família espiritual por causa de Cristo Jesus.
• Para muitos a única coisa que temos em comum é o fato de sermos habitação do Espírito Santo de Deus. Você só pode ser chamado de irmãos porque em cristo Jesus toda parede de separação foi derrubada.
F.T.: Em terceiro lugar…
III – A VERDAEIRA IDENTIFICAÇÃO É A IDENTIFICAÇÃO ESPIRITUAL(v.29)
3.1. Paulo afirma que todos os que estão em Cristo se tornaram parte da família de Abraão. Ou seja, você não escolheu ser filho de seu pai, você também não escolhe quem serão os seus irmãos. Por isso, precisamos nos relacionar uns com os outros baseados na identificação espiritual.
3.2. Há três níveis de identificação possível:
a) A Identificação no Nível Físico: Esse é o nível mais baixo e mais superficial dos três. Muitos se casam apenas por atração física.
b) A Identificação no Nível da Alma: O próximo nível de relacionamento é aquele da alma ou da personalidade de uma pessoa.
c) A Identificação no Nível Espiritual: O mais alto ou o mais profundo nível de relacionamento é o espiritual. Nesse nível você se relaciona com a pessoa por causa do Espírito de Deus que está nele.
• Toda identificação natural é carnal. Se você se relaciona com as pessoas apenas baseado em gostos e preferências, sua identificação ainda é muito natural. A identificação espiritual é aquela onde nós aceitamos a todos quanto o Senhor aceita.
• O Senhor morreu na cruz para desfazer os muros de separação e pela sua graça nos tornou um só em Cristo Jesus.
• A graça de Deus revelada a nós, não quebrou apenas a barreira de separação que existia entre o homem e Deus. Essa graça quebrou também as barreiras de separação que existiam entre judeus e gentios.
• Precisamos ser uma comunidade aberta a todos! Que Deus nos livre dos nossos preconceitos. Não queremos ser uma organização natural. Queremos ser a expressão do corpo de Cristo aqui na terra.
COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS
1) Numa escala de 0 a 10 qual o valor que você atribui à vida da igreja no seu crescimento espiritual? Por quê?
2) Você acha que podemos ser um em Cisto apesar das diferenças socioeconômicas e culturais. Por quê?
3) Você concorda que na maioria das vezes as pessoas se relacionam baseadas apenas em critérios naturais? Compartilhe!
Deixe um comentário