O peso da Religião e a Graça – ACP

Tempo de leitura: 5 min
Avatar

Escrito por Sebastiao Lima

JUNTE-SE AO NOSSO MINISTÉRIO

Entre no nosso Grupo E faça o seu Pedido de Oração

TEMA: ESTUDO DE GÁLATAS – O PESO DA RELIGIÃO E A GRAÇA DO CRISTIANISMO – Gálatas 3.15-18
SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: CHARADA? O que o número 2 disse para o número 9? Resposta: Você é grande, mas não é dois!

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrai com júbilo ao Senhor todos os moradores da terra! Exalte ao Senhor!!
CONFISSÃO DA PALAVRA: Romanos 8:38-39

EDIFICAÇÃO: Logo após a morte de Cristo, o cristianismo e o judaísmo se confundiam, como sendo a mesma coisa aos olhos do povo daquela época inclusive dos governantes.

Mas com o passar do tempo, ficou cada vez mais claro que se tratava de duas coisas diferentes. Alguns judeus ao se converter, ao invés de abandonar o judaísmo como religião, queriam trazer todas as práticas da religião judaica com seus ritos e formalismo para dentro do cristianismo.

O argumento de Paulo é muito simples. Ele diz que a aliança de Deus com Abraão não foi revogada pela lei de Moisés. Na verdade, a aliança da lei passou, mas nós ainda continuamos debaixo da aliança de Abraão.

Paulo nos mostra o quanto que a religião se tornou um fardo pesado de ser carregado e como o Cristianismo é a manifestação única da graça de Deus.

Vejamos algumas diferenças entre o cristianismo e a religião:
F.T.: Em primeiro lugar…

I – A RELIGIÃO É O HOMEM NO CENTRO O CRISTIANISMO É DEUS NO CENTRO:

1.1. O argumento de Paulo aos gálatas era que a aliança de Deus com Abraão foi estabelecida unicamente pela fé. A única exigência era a fé na promessa de Deus. E uma vez que a promessa tinha sido ratificada com uma aliança, então ela não poderia jamais ser cancelada.

1.2. A lei veio somente 430 anos depois de Abraão, mas ela não podia anular ou revogar a aliança que Deus tinha feito com ele.

Se Deus tinha resolvido lidar com Abraão somente por meio da fé na promessa, então por que Ele iria mudar, determinando que o homem deveria obedecer à lei a fim de agradá-lo? Na aliança com Abraão Deus é centro e a causa da bênção.

Ele diz: “Eu vou te abençoar”. Mas depois do Sinai, o homem se torna o centro: “A bênção depende de sua obediência”.

• Paulo está dizendo para os gálatas que eles deveriam continuar debaixo da aliança de Deus com Abraão. Nessa posição, desfrutamos da promessa pela fé.
• Lembre-se de que você está debaixo da Nova Aliança e não mais debaixo da Velha Aliança.
• A aliança da lei leva você a olhar para si mesmo, enquanto a aliança da graça leva você a olhar para o Cristo crucificado. Não entre mais debaixo do peso da religião, vida debaixo da graça do cristianismo, do evangelho do Senhor.
F.T.: Em segundo lugar…

 

II – A RELIGIÃO É BASEADA NA AMEAÇA E NA PUNIÇÃO O CRISTIANISMO É BASEADO NO FAVOR IMERECIDO:

2.1. Toda religião, não importa qual seja ela, se o budismo, o islamismo, o catolicismo, o judaísmo e mesmo os grupos evangélicos que se tornaram religiosos, funcionam baseados no mesmo mecanismo: a troca ou barganha.

2.2. Toda proposta de relacionamento com Deus que é baseado na troca deve ser considerado como religião, não importa qual o nome que possua. E como funciona o mecanismo da religião. Ele se expressa de pelo menos três formas diferentes: baseado na culpa, no medo e na ganância:

a) Toda religião é baseada na culpa: O ser adorador sente-se culpado, em débito e a vida dele é uma tentativa constante de agradar ao ser adorado.
b) Toda religião é baseada no medo: O ser adorador vive tentando aplacar a ira do seu Deus. E esses medos têm um poder escravizador sobre as pessoas.
c) Toda religião é baseada na ganância: Eu faço algumas coisas para alcançar um objetivo pessoal de crescimento, sucesso e prosperidade.

Se você está em Cristo, se você nasceu de novo, se você está debaixo da aliança de sangue quando alguém vier contra você com o mecanismo da religião, você saberá se posicionar.

• Você não precisa mais carregar o fardo da religião. O evangelho de Cristo é a alternativa de Deus para que o homem saia do jugo do mecanismo da religião que usa a culpa o medo e a ganância e se relacione com Deus na base da graça.
F.T.: Em terceiro lugar…

III – A RELIGIÃO NÃO DÁ GARANTIAS MAS O CRISTIANISMO TEM UM TESTAMENTO IMUTÁVEL:

3.1. Na religião tudo é condicional, por isso não há nenhum tipo de garantias. Você tem que acertar todos os dias. Se errar um dia, tudo se volta contra você.

Por sua vez o cristianismo tem uma garantia de um testamento imutável. Gálatas 3.15-18 Nesse texto há três palavras que são importantes para nós: promessa, aliança e testamento:

a) A Promessa: A promessa é o compromisso de alguém de que fará algo para determinada pessoa. No caso de Abraão, a promessa foi feita em Gênesis 12. Ali o Senhor lhe disse que na sua descendência todas as famílias da terra seriam abençoadas.
b) A Aliança: Para que Abraão pudesse ter segurança de que a promessa de fato se cumpriria, Deus transformou a promessa numa aliança.
c) O Testamento: A aliança se refere a coisas que foram prometidas, mas que ainda não foram cumpridas. Quando todos os itens da promessa são cumpridos, então a aliança torna-se um testamento. Hebreus 9.15-17 Para que um testamento entre em vigor, o testador precisa morrer. E uma vez que ele morre nenhum dos termos pode ser mais revogados.

• Você já foi incluído no testamento. Por causa desse testamento você se tornou herdeiro de todas as bênçãos espirituais e materiais. Eu não sou abençoado pelo que eu faço ou pelo que eu deixo de fazer. Eu sou abençoado à medida que a minha fé é posta na pessoa e no sacrifício do Senhor Jesus.
• Hoje, não temos apenas uma promessa sobre a nossa vida. Nós temos um testamento, que não pode ser mudado. Uma aliança que foi selada na cruz do calvário!!

 

COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS
1) Que experiências em sua vida você pode mencionar em que você olhou para si mesmo e não para o “Cristo crucificado”? Compartilhe!
2) O que você diria a alguém que vive debaixo do “mecanismo da religião” sob culpa, medo ou ganância? Compartilhe!
3) Quais bênçãos espirituais você tem experimentado em sua vida por ser herdeiro de Deus? Compartilhe!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE AO NOSSO MINISTÉRIO

Entre no nosso Grupo E faça o seu Pedido de Oração