Advertencias Apostólicas – ACP

Tempo de leitura: 6 min
Avatar

Escrito por Sebastiao Lima

JUNTE-SE AO NOSSO MINISTÉRIO

Entre no nosso Grupo E faça o seu Pedido de Oração

TEMA: ESTUDO DE GÁLATAS – ADVERTÊNCIAS APOTÓLICAS – Gálatas 1.1-10
SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: QUEM SABE CANTA: Mel – Advogado – presença – Apocalipse – tempo – ungido – gigante – Deus. (Músicas que tenham essas palavras).

 

EDIFICAÇÃO: Vamos iniciar o estudo da carta de Paulo aos Gálatas. O nosso encargo é remover todo peso de acusação e levar a igreja a viver na dependência da graça que é o centro do evangelho.

Todavia antes de estudar o texto acima, precisamos fazer algumas considerações sobre a carta de Paulo aos Gálatas:

a) Quando foi escrita: Escrita pelo Apostolo Paulo, no ano 48 ou 49 da nossa era. Portanto cerca de 14 anos após a morte do Senhor Jesus.

b) Quem são os destinatários: à Região da Galácia que possuía cidades como Derbe, Listra e Antioquia.

c) Qual o tema da carta aos Gálatas: A igreja estava abandonando a graça para novamente praticar os rituais da lei mosaica. O alvo da carta era trazer os irmãos de volta ao evangelho da graça.

Nesses primeiros versículos nós somos desafiados a ter algumas atitudes importantes para a vida da igreja a saber:
F.T.: A primeira advertência a nós é…

I – RECONHECER A AUTORIDADE APOSTÓLICA DE PAULO:

1.1. As igrejas para quem Paulo escreveu estavam sendo perturbadas por falsos mestre judaizantes que atacaram a autoridade de Paulo tremendamente.

1.2. Aqueles falsos mestres estavam questionando a autoridade do ensino de Paulo fazendo acusações a Paulo para desqualificar seu apostolado:

a) Ele perseguiu a igreja;

b) Ele não andou com Jesus: Os judaizantes só acreditavam nos 12 primeiros apóstolos.

c) Ele não tinha carta de recomendação dos apóstolos;

d) Afirmavam que Paulo rejeitava a lei de Moisés;

e) Que Paulo não pregava o que os outros apóstolos pregavam.

 

Essas acusações todas eram feitas contra Paulo. E é nesse contexto que ele começa a carta, falando de onde vem a sua autoridade apostólica e porque os irmãos deveriam recebe-lo como apóstolo:

a) A autoridade de Paulo vem do fato de que ele viu a Cristo;

b) A autoridade de Paulo vem do conteúdo do evangelho que ele prega que é:

c) É um evangelho de graça e paz: – Graça é a essência do evangelho paz é o resultado de quem recebeu o evangelho. Se não tem paz é porque não tem graça.

d) É um evangelho no qual Cristo Jesus entregou-se a si mesmo pelos nosso pecados: Cristo não morreu por que ele era um herói ou porque ele era uma vítima. Cristo não morreu simplesmente porque amava os homens. Cristo morreu pelos nossos pecados. As obras do homem não pode recomendá-lo para Deus.

e) É um evangelho no qual Cristo morreu para nos desarraigar deste mundo perverso: Ou seja, para arrancar pela raiz, para nos libertar deste mundo. Ser liberto do mundo significa que o mundo tem que sair de dentro de nós. Quando recebemos o evangelho da graça, ficamos estragados para esse mundo.

f) É um evangelho no qual o Senhor Jesus morreu segundo a vontade de Deus Pai: Nunca devemos pensar que Jesus não queria morrer. Nem devemos pensar que Jesus morreu por causa da rejeição dos judeus. Não! Já no início do seu ministério Ele disse que veio para morrer segundo a vontade de Deus.

• A centralidade do evangelho que Paulo pregava era Cristo. E o que ele pregava estava de acordo com o propósito de Deus e em linha com a Palavra do Senhor. Sua pregação era apostólica e ele tinha autoridade para direcionar a vida das igrejas. E esse é o evangelho que devemos pregar!

Em segundo lugar somos advertidos…

II – A NÃO DAR OUVIDO AOS FALSOS MESTRES:

2.1. O evangelho é sagrado. Tocar no evangelho é tocar na glória de Deus. Por isso Paulo chama de anátema, aqueles que distorcem o evangelho da graça:

a) Ele fala da infidelidade dos Galátas: (V.6) Essa expressão “passar depressa” era usada para falar daqueles que mudam de time ou o famoso “vira-casaca”. Alguém que hora torce por um hora torce por outro. Alguém que não é firme na posição em que está,

• A exortação do apóstolo é essa: “Vocês estão abandonando o evangelho e passando para o outro lado.” Vocês precisam se posicionar.

• A exortação é tão séria e tão severa, que Paulo nem dá ações de graças. Ele está preocupado porque os irmãos estão abandonando a graça.

Toda grupo religioso que está fora da palavra vai apresentar pelo menos quatro características:

1. Adicionam algo a Bíblia –

2. Subtraem algo da pessoa de Jesus –

3. Multiplicam por obras aquilo que Deus determinou para a salvação –

4. Dividem o mérito da salvação. Qualquer igreja que pregar essas coisas, está fora do padrão da Palavra. Não importa o tamanho dela nem quem seja o seu líder o nome que professa.

Porque quando alguém afirma que o homem tem que fazer qualquer coisa além de crê em Jesus ele está fora da Palavra.

b) Ele fala da atitude dos falsos mestres: V.7

• Havia perturbação dentro daquela igreja. E hoje também há muita perturbação não dentro das nossas igrejas mas na televisão, na internet.

• Precisamos ter cuidado com o que ouvimos porque nem todos que falam em nome de Deus estão preocupados com a edificação da igreja.

• A internet é um antro de mentira precisamos checar tudo na Palavra e pedir ao Espírito Santo que nos dê revelação.

2.2. O que os falsos mestre ensinavam:

a) Eles ensinavam que Jesus morreu mas não por todos, só pelos melhores. Jesus disse que não veio para os sãos, mas para os doentes.

b) Eles também ensinavam que Jesus tinha vindo para terra não para justificar o pecador, mas para dar um bom exemplo. Isso é maligno!

c) Eles ensinavam que Jesus foi morto porque os homens o mataram. Isso é mentira. Ninguém o matou, Ele entrou na morte voluntariamente.

d) Eles ensinavam que a morte de Jesus não era suficiente para salvar os homens. Porque além de crê em Jesus eles também deveriam continuar guardando a lei de Moisés.

2.3. As pessoas são muito encantadas com as práticas judaizantes. E elas são tentadas a trazer para a igreja as práticas judaicas.

• Muito cuidado com toda essa simbologia e comemorações que nos levam de volta às práticas judaicas.
• Que o Senhor nos livre do engano e nos guarde dos falsos mestres que são muitos hoje em dia.
F.T.: Em terceiro lugar somos advertidos…

III – A NÃO NOS DESVIAR DO EVANGELHO DA GRAÇA:

3.1. A terceira advertência do apóstolo para nós hoje é uma acusação muito séria que ele faz às igrejas da Galácia, eles estavam abandonando a graça.

3.2. Essa advertência serve para nós hoje: Não existe crença neutra. Tudo o que você acredita vai afetar o seu comportamento.

Exemplo 1: A ideia de que na igreja tem que ter joio e trigo. As pessoas falam isso por causa de uma crença errada. O trigo está na igreja mas o joio está no mundo(Mt.13).

Exemplo 2: Examinai de tudo e retende o que é bom: Essa palavra se refere a profecia, examina as profecias e retende o que é bom.

Exemplo 3: A igreja é o templo e o palco é o altar: Por causa de uma cresça errada, muitos acham que Deus mora no prédio. Nosso corpo é que é o templo do Espírito Santo. E o nosso coração é o verdadeiro altar.

Exemplo 4: Tomar a ceia indignamente: Se a pessoa se achar digna, ela anula a obra de Cristo. Mas se ela se achar indigna ela não participa da ceia. As duas conclusões estão erradas.

• Mesmo atitudes que parecem piedosas se estão fora da Palavra de Deus, vai trazer consequências negativas para igreja. Porque quem não toma a ceia, também não se sente digno de liderar. Eu não sou nada, mas Cristo é tudo em mim.

a) Quem abandona a graça está desligado de Cristo: Eles continuaram crendo em Jesus. Mas além de crê em Jesus precisam de boas obras para serem aceitos diante de Deus.

b) Quem abandona a graça tenta se justificar pela lei: Todos nós somos pecadores. Por isso nós precisamos desesperadamente da graça de Deus e da justiça de Cristo.

c) Quem abandona a graça volta para a circuncisão.

• Você foi salvo pela graça! É pela graça que vencemos as tentações! É pela graça que somos transformados é pela graça que devemos viver!

COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS
1) Qual sua expectativa em participar do estudo do livro de Gálatas? Compartilhe!
2) Na sua opinião você acha que há muita distorção da Palavra nos dias de hoje? Por quê? Compartilhe!
3) Você acredita que “o problema dos Gálatas” acontece nos nossos dias, muitos se desviam da graça? Por quê? Compartilhe!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE AO NOSSO MINISTÉRIO

Entre no nosso Grupo E faça o seu Pedido de Oração