Revelação do evangelho da Graça – ACP

Tempo de leitura: 4 min
Avatar

Escrito por Sebastiao Lima

JUNTE-SE AO NOSSO MINISTÉRIO

Entre no nosso Grupo E faça o seu Pedido de Oração

ESTUDO DE GÁLATAS – A REVELAÇÃO DO EVANGELHO DA GRAÇA – Gálatas 1.11-24
SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: Pergunta e Respota: O que é preciso fazer para arrancar de você um sorriso e uma boa gargalhada?

CONFISSÃO DA PALAVRA: Salmo 91

EDIFICAÇÃO: O que é revelação? Revelar significa “ tirar o véu” ou “remover a cobertura” para descobrir algo que está encoberto. Se queremos conhecer algo da parte de Deus, temos que pedir para que ele nos revele.

Pois homem nenhum jamais pode descobrir as coisas de Deus se o Senhor mesmo não o revelar a ele. É sobre isso que iremos compartilhar hoje: A Revelação do Evangelho da Graça.

O que o apóstolo Paulo nos ensina sobre a revelação do evangelho da Graça?
F.T.: Em primeiro lugar aprendemos que…

I – A REVELAÇÃO DO EVANGELHO DA GRAÇA É DADA PELO ESPÍRITO SANTO:

1.1. Um dos problemas que o apóstolo Paulo enfrentou com os irmãos da Galácia, é que os líderes judaizantes estavam questionando a sua autoridade. E nos versos 11 a 24, basicamente Paulo responde sobre a origem do evangelho que pregava. (V.12).

1.2. Paulo diz que não consultou nenhum ser humano. E para provar isso Ele apresenta três argumentos de que não gastou tempo em Jerusalém e que seu evangelho não foi transmitido pelos outros apóstolos.

a) Argumento 1 – Três anos isolado na Arábia (v. 17)

b) Argumento 2 – Uma breve viagem a Jerusalém (V.18,19)

c) Argumento 3 – Viveu na Síria e Cilícia, não sendo conhecido na Judeia (V. 20)
O quase total isolamento de Paulo após a sua conversão, nos faz crê que de fato o Evangelho que ele pregava tinha sido recebido por uma revelação da parte do Senhor.

• Como foi na vida de Paulo assim é na vida de todo homem hoje. Somente pela revelação do Espírito podemos receber o evangelho da graça. Para pregar e receber o evangelho da lei, não é preciso ter revelação. Porque naturalmente o homem coloca condições para tudo.

• Por isso toda pessoa que entendeu a graça entendeu por uma ação do Espírito em sua vida.

• Devemos dar graças ao Senhor por nos revelar seu favor imerecido!

F.T.: Em segundo lugar aprendemos que…

II – A REVELAÇÃO DO EVANGELHO DA GRAÇA NOS SALVA E NOS CHAMA AO MESMO TEMPO:

2.1. Os líderes judaizantes estavam questionando duas coisas distintas: a) O evangelho que Paulo pregava; b) A autoridade apostólica de Paulo.

2.2. Por isso, a preocupação do apóstolo em provar que o evangelho que ele pregava não era algo inventado, aprendido com homem algum, mas era resultado de uma revelação recebida diretamente do Cristo ressurreto. E essa revelação produziu duas coisas em sua vida:

a) Transformação de Vida: Antes de se converter Paulo era um fanático legalista, conforme ele mesmo afirma: Gálatas 1.13,14

b) Chamado Para o Serviço: Paulo diz que além de ser salvo pela graça, ele também foi separado por Deus para que pregasse aos gentios. Senão vejamos os versos 15 e 16: Paulo afirma que foi separado para Deus antes do nascimento, e que pela graça recebeu o chamamento quando teve a revelação de Cristo.

Tudo isso aconteceu sem a participação de homem algum. Atos 26.16-18
• No momento que Deus nos salvo, ele nos chama para o seu serviço.

• Ao contrário do que muitos pensam, o propósito de Deus para o homem não é a salvação. A salvação é apenas uma correção de rota para qualificar o homem a cumprir o propósito de Deus. Deus escolheu você antes de você nascer! Primeiro ele estabeleceu o propósito depois trouxe você a existência.

• Se você já recebeu a salvação, você também precisa cumprir o propósito de Deus para sua vida.
F.T.: Em terceiro lugar aprendemos que…

III – A REVELAÇÃO DO EVANGELHO DA GRAÇA NOS FAZ ENTRAR NO DESCANSO:

3.1. Os cristãos legalistas tinham tentado minar a autoridade e a mensagem de Paulo. Todavia Paulo, apesar de ser um homem de fortes convicções, consegue manter a paz de espírito para explicar com diversos argumentos de que sua mensagem e seu chamado fora dado diretamente pelo Senhor.

3.2. Essa é uma das evidências de alguém que teve a revelação do evangelho da graça. Quem vive debaixo do favor divino, nada tira a sua paz! Não é qualquer coisa que faz você desistir, abandonar e ir embora. Porque quem vive na graça vive no descanso.

• Quem teve a revelação da graça de Deus, não vive atribulado, agitado de alma, cansado espiritualmente. Porque a mesma graça que salva, a mesma graça que o chama para o serviço é a mesma graça que nos renova.

• A Bíblia diz que os demônios não descansam(Mateus 12.43) e quando você vive uma vida atribulada você está se identificando com esses espíritos, e não dá espaço para Deus agir na sua vida.

• Mas quem encontrou a graça vive no Salmo 91, porque todo “aquele que habita no esconderijo do altíssimo à sombra do Onipotente descansará. Mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido.”

• Paulo desfrutava dessa graça e nós devemos desfrutar dela também!

COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS
1) Você tem conseguido enxergar a graça de Deus sobre a sua vida? Compartilhe!
2) No mesmo momento que o Senhor nos chama para a salvação ele nos chama para o serviço. Você já encontrou o seu lugar no Corpo para servir?
3) O que você aconselharia a alguém que está vivendo uma vida atribulada?

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE AO NOSSO MINISTÉRIO

Entre no nosso Grupo E faça o seu Pedido de Oração