TEMA: ESTUDO DE GÁLATAS – UM EVANGELHO SEM MISTURA – Gálatas 1.6-10
SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: Pergunta e Respota: Você gosta de comida misturada? Que tipo de mistura você costuma fazer?
LOUVOR E ADORAÇÃO: Um Deus tão grande, com amor tão grande, me faz alcançar muito além do que sonhei…!
CONFISSÃO DA PALAVRA: Romanos 6.15-23
EDIFICAÇÃO Algumas pessoas criaram o hábito de misturar doces com salgado na alimentação. Há outros que gostam de misturar ao almoço pedaços de frutas, como melancia, pêssego ou abacaxi, e alguns que gostam da comida no prato toda misturada. E princípio esse tipo de mistura não causa nenhum mal.
Porém, existem algumas misturas que são perigosas e que nós jamais deveríamos fazer, que é misturar o evangelho. Essa foi a preocupação do apóstolo Paulo ao escrever sua carta aos Gálatas. Os irmãos das igrejas da Galácia, estavam misturando o puro evangelho de Cristo com outros ensinos e práticas da Velha Aliança, diluindo assim a mensagem da graça de Deus.
E o apóstolo Paulo adverte a igreja porque ele sabia que o evangelho só tem poder de libertar uma pessoa se for UM EVANGELHO SEM MISTURA! E por que o evangelho deve ser sem mistura?
F.T.: Em primeiro lugar…
I – PORQUE TODA MISTURA PERVERTE O EVANGELHO:
1.1. Os gálatas estavam abandonando a pureza do evangelho da graça e estavam misturando-o com a lei. Eles não deixaram de crer em Cristo, mas acrescentaram a lei. Essa tem sido a história do povo de Deus ao longo da história. Sempre houve essa tendência de misturar o puro com o impuro e perverter o propósito de Deus.
1.2. Paulo ficou tão bravo que ele escreve uma carta e não faz oração no início como ele fez com as outras cartas. Ele vai direto ao assunto e diz: “Admira-me…”. Usando uma linguagem atual, diríamos: “Estou chocado com vocês!” (Gl 1.6). E o que estava deixando Paulo tão chocado? Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem PERVERTER o evangelho de Cristo.
Gl 1.6,7 Misturar o evangelho era algo tão sério que Paulo chama os crentes da Galácia de crentes tolos: “Ó gálatas insensatos (tolos)! Quem vos fascinou (enfeitiçou)? (Gl 3.1). O tom severo de Paulo mostra como ele estava bravo.
• Infelizmente muitos crentes ainda vivem debaixo de um evangelho misturado onde ele ora a Deus, mas acredita no copo d´agua. Eles oram a Deus mais levam pedido para o monte Sinai.
1.3. Essa mistura é percebida pela forma como os crentes se relacionam com Deus:
a) Eles creem que foram salvos pela graça, mas vivem no seu dia a dia se relacionando com Deus com base na lei do merecimento.
b) Em um momento eles creem que Deus está feliz com eles porque fizeram boas obras em outros momentos pensam que Deus está zangado por não conseguiram cumprir os mandamentos.
c) Quando ele está em dia com Deus ele exige ser abençoado, quando eles erram esperam ser punidos com doenças e outras pragas.
• O resultado disso é que para muitos a vida cristã é algo pesado e cansativo e, mesmo que não digam isso, pensam que somente alguns são capazes de viver uma vida cristã vitoriosa;
• Coloque algo no seu coração: VOCÊ É AMADO DE DEUS! O FAVOR DE DEUS ESTÁ SOBRE A SUA VIDA! Você está destinado a ser uma pessoa feliz, saudável e próspera! A bênção de Deus está sobre a sua vida!
F.T.: Em segundo lugar…
II – QUANDO MISTURAMOS GRAÇA COM LEI O RESULTADO É SEMPRE LEI(Vv.8,9)
2.1. Paulo estava muito preocupado com as Igrejas da Galácia. Ele sabia que se os irmãos misturassem a graça com a lei, no final eles iriam voltar novamente para a lei. Por isso ele foi enfático: Gálatas 1.8,9 Paulo não estava preocupado consigo mesmo. Tanto que ele também se incluiu no texto.
Ele disse: “ainda que nós mesmos ou um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado seja anátema.”
2.2. Não há como conciliar a Velha Aliança com a Nova Aliança. Elas são totalmente incompatíveis. Porque uma condena e a outra justifica: Na lei tudo depende do homem e da sua obediência… …na graça tudo depende de Jesus e do que Ele realizou na cruz. A lei exige justiça; mas a graça concede justiça.
A lei diz: “Faça!”. Mas a graça diz: “Eu faço por você!”. Na lei os filhos de Israel não podiam entrar no santo dos santos para desfrutar da presença de Deus. Somente o sumo sacerdote podia fazê-lo, apenas uma vez por ano, no Dia da Expiação (Lv 16.2,14).
Mas hoje, na Nova Aliança, os crentes podem chegar-se com ousadia diante do trono da graça a fim de encontrar misericórdia e graça para suas necessidades, devido à perfeita expiação de Jesus (Hb4.16). Não aceite que ninguém diga a você que você tem que se esforçar alcançar qualquer coisa de Deus. Tudo o que você precisa é crer.
• Jamais misture a graça da nova aliança com a lei da Antiga Aliança. Você não tem mais que fazer um grande esforço para ter uma pequena bênção. Você já é abençoado! O Favor de Deus está sob a sua vida.
• Quando você vive o puro evangelho do Senhor, o stress vai embora. Aquele peso sai das suas costas e você passa a desfrutar da vida abundante.
F.T.: Em terceiro lugar…
III – A ÚNICA MANEIRA DE ANULAR A MISTURA É CONFESSANDO A JUSTIÇA DE CRISTO:
3.1. O que fazer para nos purificarmos de um evangelho misturado…? Onde o nome de Jesus não é suficiente, tem que ter mais alguém par intermediar entre o homem e Deus…. Onde para ter uma casa abençoada não basta orar tem que deixar a Bíblia aberta no Salmo 91 e uma rosa vermelha no centro da sala…
… Um evangelho que mistura o sacrifício de Cristo com o esforço humano, que prega que Jesus foi punido pelos nosso pecados mas nós também temos que ser punidos par alcançar o favor de Deus…
3.2. A única maneira de anular essa mistura é confessando que a justiça de Cristo está sobre a nossa vida.
3.3. Pare de aceitar a acusação de que Deus está irado com você. Você deve desfrutar da paz porque aquele que foi justificado pela fé agora tem paz para com Deus.
3.4. Quando Ló e sua família estavam vivendo em Sodoma, eles não estavam numa posição muito elevada espiritualmente. No entanto, eles estavam debaixo da aliança da graça. O Senhor mandou o anjo para destruir a cidade, mas veja o que o anjo disse para Ló: Gênesis 19.22-24.
• A presença de Ló impedia que a ira de Deus fosse derramada. Você também é como Ló, enquanto você estiver aqui a ira de Deus não pode ser derramada. A ira de Deus não está sobre você.
• Não volte a depender de sua justiça própria, mas confie inteiramente que “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus (II Co 5.21). Você foi feito justiça de Deus.
COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS
1) Você se sente amado por Deus? Compartilhe!
2) Como você tem vencido as acusações do diabo de que Deus está irado com você? Compartilhe!
3) “Deus olha pra você e Jesus e vê a mesma justiça”. O que essa afirmação representa pra você? Compartilhe!
Deixe um comentário